segunda-feira, dezembro 17, 2007

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Foi precisamente no dia 17 de dezemro de 2006, portanto há um ano atrás, que nasceu o Geografias Suburbanas. É provável que isso seja motivo de felicidade apenas para mim, mas isso é o que importa. Afinal, o trabalho de escrever e publicar é todo meu, e se assim for o júbilo por esta data, nada pode ser mais coerente.
Com as postagens, exercitei a escrita, e escrever é algo que sempre gostei de fazer – e descobri que faço bem. Expus minhas idéias, exercendo minha cidadania mais plenamente. Fiz amizade e até inimizades – ambas, inesperadas. Recebi uma média de 1000 visitas por mês, a maioria de desconhecidos, mas também de amigos e alguns alunos. Não é nenhum recorde mas – confesso – jamais vislumbrei tal visibilidade para meus escritos.
Para celebrar esta data, reformei o visual do blog e estou criando a sessão “ Há Um Ano Atrás...”, onde se verá o link do texto publicado na mesma data, do ano anterior. Hoje, esta sessão traz o texto “Muito Além das Cordas de Aço”, publicado em homenagem ao meu avô José Moreira, malandro e sambista. Espero ter tempo e paciência para manter essas atualizações em dia.
E trago este post especial, com o video “ O Samba Pede Pasagem”, que fiz em homenagem ao blog, ao Samba, aos Sambistas e ao Subúrbio. Nele, relembro velhos bambas e faço meu tributo aos mestres dos dias atuais, que embalam o Subúrbio com sua Trilha Sonora Oficial.

Certamente muitos sambistas farão falta neste video mas nossa maior homenagem será guardá-los na memória e cantar seus sambas nas rodas onde mantemos vivo o Axé dessa Cidade. Em “O Samba Pede Passagem” são lembrados 80 gigantes do samba. São eles – na ordem em que aparecem no video:
Noel Rosa, Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Bahiana, Tia Ciata, Zé Espinguela, Paulo da Portela, Padeirinho, Benedito Lacerda, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Assis Valente, Dilermando Reis, Ismael Silva, Zé com Fome, Vassourinha, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Bide e Marçal, Mário Reis, Alcides Histórico, Aniceto do Império, Anescarzinho, Cartola, Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Dolores Duran, Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Henricão, Jackson do Pandeiro, Jacob do Bandolim, Herivelto Martins, Waldir Azevedo, Dino 7 Cordas, Hélio Delmiro, Baden Powell, Guilherme de Brito, Manacéia, Monsueto, Silas de Oliveira, Zé Kéti, Dona Ivone Lara, Jamelão, Monarco, Noca da Portela, Roberto Silva, Ciro Monteiro, Dorival Caymmi, Candeia, Moreira da Silva, Jair do Cavaco, Wilson Moreira, Nei Lopes, Vinícius de Moraes, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Roberto Ribeiro, Nelson Rufino, Chico Buarque, João Bosco, Aldir Blanc, Moacyr Luz, Paulo César Pinheiro, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione, João Nogueira, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Délcio Carvalho, Claudio Jorge, Martinho da Vila, Luiz Carlos da Vila, Almir Guineto, Wilson das Neves e Zeca Pagodinho.
Este filme é um presente para este blog, mas que, certamente, será um presente para todos os que são amantes do samba, das batucadas de bamba e do Subúrbio do Rio. Em breve, publico-o aqui.

Nenhum comentário: