quarta-feira, setembro 16, 2009

IBAMA PUBLICA DADOS DE POLUIÇÃO DOS CARROS

A liberdade de escolha é um dos princípios mais democráticos. Poder escolher sua casa, sua religião, seus amigos, sua profissão exemplificam bem esse direito.

Também é exemplo disso a liberdade de escolha na hora do consumo. O que comprar?

Para as pessoas que incluem o meio-ambiente e a saúde do planeta entre suas principais prioridades, há uma boa notícia: o governo avaliou os níveis de gases poluentes emitidos pelos veículos produzidos no Brasil em 2008 e divulgou os resultados obtidos.

As pessoas que estão pretendendo comprar um automóvel ganharam, com isso, mais um indicador que pode ser usado para avaliar a compra. Para alguns, o novo indicador pode ser um dos mais importantes. Para outros, entra na lista como um dos últimos critérios de desempate na escolha do modelo a ser comprado.

A surpresa dos dados apresentados surgiu na constatação de que vários modelos com motorização 1.0 e/ou movidos a álcool se apresentaram mais poluentes do que outros com motores mais potentes movidos a gasolina.

Ficou curioso? Faça o teste no SITE DO IBAMA, lembrando que ele só é válido para os modelos fabricados em 2008. De qualquer modo, dá para ter uma ideia aproximada de como estão os níveis de poluição dos modelos mais recentes já que poucas fábricas fizeram mudanças tecnológicas significativas em seus motores.


Agradecimentos à Dra. Lucia e à Clélia que me enviaram essa notícia por email.

Nenhum comentário: