O título e texto são de Paulo Henrique Amorim, publicados no dia 28/07/2007 no site Conversa Afiada. Veja aqui a postagem original, com as ilustrações.
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O repórter Marcio Aith, na edição da Veja desta semana, diz que o comandante Kleyber Lima, que pilotava o avião da TAM, cometeu o seguinte erro: "o manete direito da turbina que estava com o reverso travado continuou na posição de 'aceleração'. Com isso, enquanto a turbina esquerda tentava frear o avião, a direita o empurrava para a frente. O piloto, então, perdeu o controle."
. Marcio Aith diz que não havia “aquaplanagem” – aquela história da moedinha na chuva do Rodrigo Bocardi, no Jornal Nacional ... A moedinha do Bocardi precisará ter outra destinação: não foi responsável pela queda do avião da TAM.
. Marcio Aith diz também que, se a pista não fosse tão curta, não teria havido desastre.
. Ele tem toda a razão: se a pista de Congonhas se emendasse com a pista de Guarulhos, que, por sua vez, se estivesse colada a uma ponta da pista do aeroporto de Viracopos, a certa altura, o avião parava.
. E a pista do Santos Dumont ? – o Marcio Aith poderia recomendar a construção de uma extensão da pista, uma pista inclinada, ascendente, que fizesse com que os paulistas que chegassem ao maravilhoso Santos Dumont desembarcassem direto no finger do bondinho do Pão de Açúcar, e admirassem aquela maravilhosa paisagem, do alto.
. O Airbus da TAM, segundo Aith, precisava de uma pista mais longa.
. Não foi o que aconteceu em outros dois vôos anteriores que o mesmo avião fez, naquele mesmo dia, com mais chuva. Foram pousos normais.
. Nos últimos seis anos, Congonhas operou 1,5 milhão de pousos e decolagens.
. Ninguém sentiu falta de pista mais longa.
. É preciso tomar a reportagem de Aith com um grão de sal.
. Ele é o autor daquela famosa “reportagem” co-assinada por Daniel Dantas, que provou a existência de contas secretas do Presidente Lula e do Dr. Paulo Lacerda.
. (Aliás, a investigação da Polícia (Republicana) Federal sobre essa associação editorial parece que não acaba nunca.)
. Vamos SUPOR, apenas SUPOR que a reportagem de Aith, dessa vez, esteja certa.
. O golpe da mídia conservadora (e golpista) chegou ao seu objetivo.
. O Governo Lula curvou-se à mídia e à Globo.
. Lula fez um pronunciamento à Nação, na verdade, dirigido à Globo.
. Nomeou o General Patton para o Ministério da Defesa.
. Que não poderia ser mais indelicado com Waldir Pires na cerimônia de transmissão do cargo...
. Nelson Jobim começou a trabalhar a campanha da Sicília com o presidente eleito José Serra, a quem deu posse numa solenidade no Palácio dos Bandeirantes, e celebrou num almoço neste sábado.
(Clique aqui para ler que Serra já assumiu a co-presidência e clique aqui para ver como o Conversa Afiada desde logo percebeu que o presidente de Jobim era Serra e não Lula.)
. José Serra assumiu a co-presidência e vai espetar nas costas do contribuinte federal umas pequenas obras em São Paulo que os magistrais administradores tucanos devem aos paulistas há décadas.
. A mídia conservadora (e golpista) celebra hoje a trapalhada dos controladores que liberaram e desliberaram a pista de Congonhas.
. Uma trapalhada que levou seis minutos.
. Mas a mídia conservadora (e golpista) tratou o assunto como se fosse uma outra lambança do Presidente Lula.
. Mas, pergunta-se: quem era o Ministro da Defesa, ONTEM: já não era o General Patton ?
Em tempo: segundo Mauricio Dias, diretor-adjunto da Carta Capital, também é do Lula a responsabilidade pela queda de um aviãozinho de propaganda que caiu na praia do Leblon, no Rio, no fim de semana passado. Os surfistas, provavelmente eleitores de Cesar Maia, salvaram o piloto - mas, não há dúvida: a culpa é da "crise" aérea.
Em tempo 2: o iG e o Uol dizem a que a falha do piloto foi a “causa inicial”. Interessante: qual será a causa final ? O Lula ?
3 comentários:
Diego,
O vazamento, hoje, pela Folha de São Paulo, do conteúdo da caixa de voz do avião, deixa claro que o problema foi técnico. Eles insistem, entretanto, em classificar o problema como "falha humana", atribuindo ao piloto o erro.
Não têm mais como atribuir ao Presidente Lula a culpa pelo acidente, mas estão resistindo bravamente a atribuir à Tam ou à Airbus alguma responsabilidade pelo caso.
É simples, Arnaldo: o Comandante Kleyber Lima está morto. Não pode se defender. E o Planalto diz que o resultado das investigações só deve sair em 10 meses, tempo suficiente pra que se estabeleça uma "versão verdadeira" até que a real seja revelada. Quanto à Tam e a Airbus, é o poder do grande capital se manifestando...
É só culpar um morto... quem contestará?
Abraço!
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