quinta-feira, dezembro 17, 2009

E A FARRA ESPECULATIVA VERTERÁ SOBRE O MARACA

Assisti, agora a pouco, indignado, à notícia dada por William Bonner, no Jornal Nacional da Rede Globo, sobre o projeto para a reforma do Maracanã. O tal projeto é diferente daquele que eu tinha apontado aqui, em 2007, mas não é menos absurdo.

Eis, queridos leitores, que a canalha gananciosa vai reformar o Maraca pelo custo de "quase meio bilhão de reais" - as aspas são para as palavras ditas pelo Bonner no jornal.

Meio bilhão de reais!!

Para quem não se lembra, o projeto de construção do Engenhão foi orçado em 6o milhões de reais. Como a farra foi grande, a obra entrou em caráter de urgência, as licitações foram deixadas de lado e o custo atingiu os absurdos 380 milhões de reais.

Agora se fala em "quase meio bilhão de reais" para reformar o Maraca! Tenho a impressão que esse dinheiro seria suficiente para construir pelo menos um novo estádio e ainda fazer os ajustes que o Maior do Mundo eventualmente precise.

Como se não bastasse a farra com a grana, a tal reforma vai reduzir - de novo - a capacidade do estádio, dessa vez de 87 mil para 83 mil torcedores. E eu pergunto: pra quê?

Isso só pode ser mais uma parte do processo de higienização dos estádios, do futebol brasileiro, que encontram entre seus maiores arautos a FIFA, a CBF e o Galvão Bueno, além das torcidas e suas musiquinhas extremamente melódicas e seus mosaicos afrescalhados.

Pra mim, canto de torcida se faz com uma nota só ou, no máximo, com uma terça menor. Do tipo: MEEEEN - GO!; VAAAA - SCO!; NEEEEN - SE!; ou FOOOO - GO! Mas o negócio agora é Mamonas Assassinas, Tema da Vitória e outros salamaleques e quejandos.

Já me perdi no texto mas o que eu queria mesmo dizer é que acho um absurdo o que se fará e o quanto se gastará com a reforma planejada para o Maior do Mundo. Um absurdo! Canalha gananciosa!

Nenhum comentário: