sexta-feira, outubro 19, 2007

PROJETO PARA O MARACANÃ - 2014

Os especuladores não perdem tempo. Depois da palhaçada e da roubalheira que foi o Pan-Americano, agora a idéia é trazer a copa do mundo para o Brasil. Antes de tudo: sou apaixonado por futebol, pelo Maracanã, pelo subúrbio e sua gente, com seus hábitos, que também são os meus. Mas não acho uma boa idéia termos a copa do mundo aqui na Terra Brasilis. É claro que eu gostaria de ver uma final de copa no Maior do Mundo. Seria uma grande realização pessoal. Mas sabendo do que vem por trás (literalmente) fico o contra o fato de termos a copa aqui. O que vem por trás é de foder! Foder o povo, que pagou a conta do Pan, e não viu a bazófia dos especuladores pois ela foi escondida por baixo dos panos. Com a Copa não será diferente. Talvez seja pior.

O projeto para o Maracanã inclui a reforma do estádio, o que parece bom, mas olhando os projetos, a ânsia de vômito é inevitável. Além dos projetos loucos de reforma feitos por arquitetos porras-loucas - mas ultra modernos, segundo eles mesmos e a escumalha da Barra - a reforma da região do Maraca inclui construção de dois condomínios e um Centro Comercial - mais um shopping, a casa do consumo. Vejam o que pretendem fazer, os especuladores de merda, com o glorioso.


Uma merda. Parece a nave espacial da Xuxa. Esse X cruzando o teto do estádio é suspeito pra cacete. Além disso, em vários lugares do mundo, a experiência de cobrir o teto do estádio foi um fracasso, gerando vários problemas como o encarecimento da manutenção do estadio - alguém duvida da ânsia da empreiteiras? - e os problemas para a qualidade da grama, que deixa de receber a água natural das chuvas. Sem contar que com essa cobertura vai ficar quente pra caralho lá dentro.

De interessante, o projeto tem apenas a idéia do estacionamento sobre a linha férrea, já que estacionamento é algo que falta na região. Em dia de jogo no Maior do Mundo, a região fica sempre intransitável. Piora com os carros parados em cima das calçadas, dificultando também a circulação das pessoas que precisam andar pelas ruas. Se alguém estiver de cadeira de rodas, certamente terá que passar pelo meio da rua. A integração entre o trem e o Metrô do Maracanã também está prevista, mas, convenhamos, nós não precisamos esperar até a copa de 2014 pra cobrar essa obra tão simples.

No entanto, construir condomínios e shoppings é o que dá dinheiro. Facilitar a vida do povo que trabalha na região, que estuda na UERJ, mas mora longe, na Baixada por exemplo, é secundário. Foda-se o povo e a estação intermodal. Se a Copa vier talvez a estação saia pois vai ser mais uma obra pra lavar o dinheiro sujo que vai sustentar mais essa palhaçada. Vejam o projeto para o entorno.



Eu, amante do futebol e do Maraca, desde já manifesto minha opinião contra as aberrações a que pretendem submeter o Gigante Glorioso, uma das maiores maravilhas do mundo, no coração do Subúrbio do Rio!

11 comentários:

Anônimo disse...

OI!ESSA FOI BOA!,O IMPORTANTE PARA A CÚRIA POLITICA É FAZER OBRAS QUE NO FUTURO NÃO PODEM SER ADMINISTRADAS E TRAZER GRANDES EVENTOS PARA O PAIS E A CIDADE NO ENTANTO ESTAMOS MORRENDO DE DENGUE
4.
CESAR

Diego Moreira disse...

Pois é, meu velho!
Como diria o poeta, estamos "possuidos" e "mal remunerados"...

Anônimo disse...

O projeto é bom e funcional. Acredito que a idéia dos arquitetos que o idealizaram é proporcionar uma melhoria à cidade e aos cariocas que tanto amam esse gigante. Acho que não é justo condenar o projeto somente porque nossos políticos são corruptos e se aproveitarão dele para especular. Se pensarmos sempre dessa forma, nunca faremos melhorias em nossa cidade. O que temos que fazer é cobrar fiscalização.

Diego Moreira disse...

Olha, eu não tenho muita paciência com anônimos. Escrevam o que quiserem mas assinem a obra, pô!

Honestamente achei o projeto feio pra caralho. Ainda bem que essa merda foi reprovada. O projeto a ser executado não será esse da nave espacial da Xuxa, graças aos deuses!

Diego Moreira disse...

Continuo sem paciência para anônimos... os educados como esse aí de cima terão os comentários mantidos. Mas os dos prejudicados mentais que não sabem argumentar, apenas ofender, serão sumariamente apagados, sempre, por puro repúdio à covardia de quem não dá a cara ao tapa.

VOTO SEMPRE NULO disse...

Diego Moreira , olá !
É o que você bem disse : querem lavar dinheiro e fazerm porcarias com a nossa Cidade !
No caso do Maracanã , primeiramente , já foi uma estupidez colocarem o atletismo e a natação lá !
O atletismo pode ficar no Aterro do Flamengo e a natação , em Botafogo , ou algo parecido , concorda ?
Só aí , teríamos condições de executar estacionamento em três ou cinco andares , incluindo subsolo !
Mas , ao meu ver , o ideal é termos dois conjuntos de estacionamento , um em cada lado da malha ferroviária e interligados por uma galeria de transferência . O sujeito deixaria seu carro num lado e poderia pega-lo no outro - o que melhoraria , em muito , o tráfego de veículos !
Uma ilustração disso , você pode ter no Orkut do Somel Serip Inventor (http://www.orkut.com.br/Main#Home)na página de recados .
Abraços à todos !
Voto Sempre Nulo .

Marcello Milani disse...

Deveriam privilegiar as ligações entre o Maracanã, Mangueira e São Critóvão, com moradias, comércio, serviços públicos, equipamentos para a Copa e as Olimpíadas permanetes e necessárias, afim de melhorar esse abismo social entre os bairros. PORÉM... A idéia da plataforma-shopping que vi no projeto é ABSURDA!!! UM DESERTO DE CONCRETO!!! POR-QUE NÃO INVESTIR NA QUINTA DA BOA VISTA, TRANSFORMANDO-A EM PARQUE TEMÁTICO - UM LEGADO PARA A CIDADE PERMANENTE. PELO AMOR DE DEUS!!!

Somel Serip disse...

Marcello Milani, olá !
Em relação às moradias, agora imagine o trecho da Favela, que está visível do Maracanã , ter um projeto de recuperação ambiental ( muito verde )sendo os atuais moradores transladados prédios de 4 andares , alinhados à margem da ferrovia , formando uma "cortina" à visão do restante da favela .
Outra opção à obstrução desta visão , poderia ser um conjunto com cinco "torres" (residenciais e/ou comerciais), dispostas o mais próximo da favela .
Com relação ao tema temático na Quinta da Boa Vista , não pode já que está tombada pelo patrimônio
Abraços à todos !
Somel Serip .

Anônimo disse...

uma porcaria só mesmo no brazil essa merda de aproveitar um estadio antigo por que esses burocatras ao invés d reformar esse elefante branco não fazem igual a inglaterra fez com wembley joga tudo no chão e constroi um novo vai menas dor de cabeça....

Somel Serip disse...

Anônimo , apareça !
Já imaginou os italianos derrubarem o Coliseu de Roma para construírem uma arena moderna ?
Cara , o Maracanã é mundialmente conhecido , é patrimônio cultural e histórico !
Você é paulistano ? Está com inveja ?
Eu sou favorável até em se manter as características arquitetônicas originais ! Só admito a inclusão de um acréscimo translúcido à marquise .

Diego Moreira disse...

É cada egungun que baixa por aqui...

Derrubar o Maraca?

Putz... Só na Inglaterra se faria uma merda dessas...