segunda-feira, julho 19, 2010

PAPO RÁPIDO

Ultimamente tem sido assim.
Só tem dado tempo para um papo rápido, com raras exceções.

§ Ando preparando uma aula de África que, sinceramente, está me animando. A concepção teórica está pronta. Os alunos lerão o texto "A África inventada", de Leila Leite Hernandez e responderão a perguntas com base nos argumentos do texto. Depois debateremos as questões em sala. Espero que funcione. A introdução às questões ficou assim:

O racionalismo, que emerge como método de produção do conhecimento no século XVI e se consolida nesta posição entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX, constituiu um “saber moderno” que se revestiu de legitimidade científica para compreender, explicar e universalizar o processo histórico. Entretanto, este saber é formado “por visões de mundo, auto-imagens e estereótipos que compõem um ‘olhar imperial’ sobre o universo". Partindo dessa premissa, analise as questões propostas a seguir e apresente argumentos presentes no texto para respondê-las.

§ Está disponível na internet o vídeo com a turma do Irajá cantando o samba "Mas quem disse que eu te esqueço", de D. Ivone Lara e Hermínio Belo de Carvalho. Comovente a atuação firme do Tio Tonga, irmão do mestre Nei Lopes, nos pratos. O vídeo pode ser visto aqui.

§ Lucimar foi, dia desses, à casa de mamãe, onde almoçou e esteve com D. Almerinda, uma senhora com mais de 80 anos, amiga de mamãe há quase meio século. Com Daniel no colo, D. Almerinda ficou espantada com a força do meu rebento. Segurar o garoto é troço difícil. Ele faz muita força pra ir pro chão, onde faz merdas homéricas. A espevitada e sapeca, D. Almerinda saiu com uma sacanagem - e ela fala muita sacanagem - que deixou minha senhora roxa de vergonha. Disse do Daniel assim:

- Ele tem uma força! Isso é porque teu marido fez ele com força! Teu marido tem sangue português? Isso é coisa de português!

É mole?

Abraço e até!

5 comentários:

Fábio disse...

E cheguei aqui.. poxa blog legal, estou passeando pelas páginas... parabéns hein.. Olha como publicitário vou vender meu peixe www.ecosdotelecoteco.blogspot.com c der faz uma visita que sera bem vindo ao meu terreiro musical. Poxa gostei do post do samba do ouvidor.. Piracicaba tb tem samba.. Grande abraço..

Diego Moreira disse...

Seja bem chegado! Abraço!

Rodrigo Pian disse...

Hahaha! Sensacional essa Dona Almerinda.

Abs,

R.Pian

Diego Moreira disse...

Trata-se de uma criatura fantástica, Pian. Impagável! Abs.

Larissa disse...

Figuraça a Dna Almerinda!