segunda-feira, março 21, 2011

MUDANÇAS NO SUBÚRBIO - AS ATIs

Volto hoje para continuar falando de mudanças que estão sendo percebidas nos bairros do subúrbio, especialmente aquelas quem têm contribuído mais diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Uma delas, ainda tímida diante do que pode vir a ser, é a atenção que tem sido dada ao público da terceira idade em benefício da saúde desse grupo etário. Falo especificamente da difusão das "Academias da Terceira Idade" (ATIs), que constituem espaços onde a população acima dos 60 anos pode praticar exercícios físicos.

Certo de que todos compreendem a importância das atividades físicas para a saúde, não só de idosos mas de todos os grupos etários, dispenso-me do trabalho de explicar a relevância desse projeto que está sendo implantado na cidade pela Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV).

O portal da prefeitura apresenta o projeto assim:

A primeira academia foi instalada, em agosto de 2009, na Praça Serzedelo Correia, no coração de Copacabana. (...) São compostas por 10 aparelhos que permitem o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade, atendendo diretamente às necessidade dos idosos. Aulas, supervisionadas por um profissional de educação física, acontecem, diariamente, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), a SESQV também mantém ATIs em postos de saúde e em clínicas da família por toda a cidade.

Em notícia publicada no último dia 18 de março, a secretaria divulgou que a inauguração da unidade da Barra da Tijuca elevou para 20 o número total de ATIs pela cidade:

O projeto já se faz presente, também, nos bairros do Leme, Flamengo, Botafogo, Largo do Machado, Cavalcanti, Anchieta, Penha, Ilha do Governador (2), Tijuca, Vila Isabel, Bangu (2), Praça Seca, Copacabana (2), Ipanema, Leblon, Bairro Peixoto. (...) Para conhecer os endereços das academias, basta visitar a seção Serviços do site da SESQV ou entrar em contato com a Ouvidoria da SESQV no telefone (21) 2976-3711.

Nota-se, pela distribuição das unidades, que a Zona Sul ganhou 9 unidades, a Zona Norte conta com 7 unidades e a Zona Oeste, incluindo a da Barra da Tijuca, possui 4 unidades.

Nossa sugestão para a SESQV é que busque expandir esse projeto de forma a contemplar a área central (Estácio, Cidade Nova, Catumbi, Lapa, Bairro de Fátima etc.); a Zona Oeste, que ainda possui poucas unidades, priorizando áreas densamente ocupadas como Campo Grande e Santa Cruz; e a Zona Norte, em bairros como Madureira, Irajá e o Méier, que tem grande população e nenhuma unidade implantada.

Ficaremos no aguardo do cumprimento da promessa de instalação das 80 ATIs até o final de 2012 e de uma distribuição mais equitativa das unidades pelo espaço da cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Livermore rosacea treatment

my weblog - rosacea laser treatment Ogontz Campus