terça-feira, março 22, 2011

RESPOSTA DA OUVIDORIA DA SESQV

Ontem abordei aqui o processo e as condições da implantação das Academias da Terceira Idade (ATIs) pela cidade. Enviei o texto para o email da ouvidoria da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) com o objetivo de fazer chegar até eles as nossas sugestões.

Recebi hoje, no início da tarde, uma resposta da ouvidoria, que transcrevo na íntegra para que vocês tenham conhecimento.

Prezado Sr. Diego Moreira,

Prezado Cidadão,

Comprimentando-o(a), serve o presente para acusar o recebimento da solicitação, informo que em virtude da restauração desta pasta e da restrição orçamentária para ampliação de novos projetos, neste momento, não será possível o atendimento do vosso pleito.

Contudo estamos sensíveis aos anseios dos usuários da localidade , tão logo os impedimentos adrede mencionados sejam superados, etaremos
(sic)
avaliando o pedido tecnicamente.

Segue abaixo, informações refrente
(sic)
aos projeto da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

1-QUALIVIDA, são 120 núcleos de ginástica para os idosos nas praças dentro do Município do Rio de Janeiro.

2-IDOSO EM FAMÍLIA , benefício de R$300 que é oferecido a 58 famílias da cidade do Rio de Janeiro, para contribuir no tratamento e no cuidado domiciliar dos idosos, evitando, assim, que sejam internados em instituições de longa permanência.

3-AGENTE EXPERIENTE, 131 idosos recebem treinamentos periódicos, alem de uma bolsa no valor de R$ 200, para atuar nos mais diversos órgãos da administração municipal, divulgando e supervisionando projetos e orientando a população.

4-CASAS DE CONVIVÊNCIAS, referência no que diz respeito à inclusão social de idosos no município. Algumas das aulas das quais os usuários podem participar são:Inglês, Francês, desenho,alongamento, percussão, dança de salão, entre outras atividades lúdicas, esportivas e informativas, que geram impacto direto na promoção as saúde e no emocional dos freqüentadores. São seis espaços em funcionamento, na Gávea, em São Conrado, na Tijuca, na lagoa, em Botafogo e na Penha. Aberto todos os dias das 08:00 às 18:00 horas.

5-IDOSO EM MOVIMENTO, aulas gratuitas de dança de salão e hidroginástica para idosos acima de 60 anos, supervisionadas por professores de educação física e por profissionais de saúde, em 18 núcleos espalhados pela cidade.

6-SAÚDE MÓVEL, reduzir riscos de contaminação por doenças associadas ao envelhecimento, diminuindo as chances de dependência do idoso. Essa é a proposta do projeto que amplia o acesso daqueles com mais de 60 anos, prioritariamente os com dificuldades de locomoção, a serviço de saúde. Veículo
(sic)
adaptados para funcionar como mini–consultórios visitam os mais diversos bairros e comunidade, com profissionais especializados e toda a infra-estrutura necessária para realização de consultas, exames e pequenos procedimentos, nas seguintes áreas:Clinica médica, geriatria, oftamologia e odontologia.

Atenciosamente,

Atenciosamente, Ouvidoria da Prefeitura - SESQV

Preciso dizer que, ainda assim, é possível perceber que há uma desigualdade na distribuição geográfica das unidades dos projetos, como fica evidente no caso das "Casas de Convivências", que se concentram na zona sul, exatamente onde a população idosa em geral possui os melhores indicadores sociais médios da cidade.

Imaginamos que a população pobre desses bairros, no caso, os moradores das favelas locais, também possam desfrutar de tais benesses, e assim desejamos que o seja.

Nenhum comentário: