quinta-feira, setembro 25, 2008

MAIS UM MORADOR

E a quantidade de moradores em minha casa só faz crescer nos últimos meses. Em julho, recebemos Talumejwá, como falei aqui. Em agosto foi a vez do Luis Henrique, meu cunhado, que está passando uns dias aqui em casa, aproveitando a calma do ambiente pra meter a cara nos estudos. E agora, em setembro, foi a vez do Picolino, um Coleiro Bigodinho que meu cunhado deu de presente para a irmã.

Lembro sempre dos coroas, amigos de meu pai e de meu avô, que criavam coleiros lá no Engenho da Rainha. Aposentados, eles levavam os passarinhos bem cedo pra tomar o sol da manhã. E no subúrbio se fazia uma sinfonia. Lá em casa nós criávamos um Tiziu e dois Gold Diamonds australianos. Lucimar, durante muito tempo, criou o Tarcísio, o papagaio que a avó dela ganhou de presente e batizou numa homenagem ao Tarcísio Meira, seu ator preferido.

Antes que os politicamente corretos me critiquem por criar uma ave selvagem em casa, explico que não soltarei o bicho pois, já que foi domesticado por aquele que o prendeu, ele não sobreviveria muito se solto nos céus da cidade. Já procurei saber tudo sobre a certificação de pássaros e vou me tornar um criador amador com registro no Ibama, substituindo a gaiolinha por um viveiro para que o mais novo membro da família tenha mais espaço.

O nome Picolino foi dado por minha digníssima. Originalmente, esse era o nome de um pinguim que aparecia no desenho do Pica-pau, e que a patroa adorava. Na infância ela ganhou um passarinho e deu à ele o nome do pinguim. Agora, relembrando os velhos tempos, ela resgata o nome do antigo passarinho e batiza o Coleiro Bigodinho de Picolino.

E não é que as cores do Coleiro são semelhantes à do pinguim do desenho? Ele tem o peito branco, as costas pretas, a cabeça preta e uma mancha branca em cada uma das bochechas, que inspiram o nome popular de Bigodinho. Vejam vocês:



E pra quem não se lembra, o desenho do Pinguim, da turma do Pica-pau.



Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...

DO JEITO QUE AS COISAS ANDAM DAQUI A POUCO OUTRO MEMBRO ILUSTRE VEM MORAR AQUI...

RS


LUIS O ENTRÃO

Claudio Falcão disse...

risos... cabe mais um gordo ?

falando sério, preciso comprar um passarinho, pensei num canário branco. Orunmilá ordenou a presença de um passarinho em minha casa, o q vc sugere?

Um bichinho resitente, já q a gente viaja muito.... estou contando com vc, inclusive para me ajudar a comprar, qdo podemos marcar?

Diego Moreira disse...

Hahaha!

Meu Ojubonan, falei com o Luis Henrique e ele recomendou um canário belga, que canta bonito, não precisa de sol todo dia, e é só deixar com comida e água que ele aguenta um tempinho sem problemas.

Ele diz que pode conseguir pra você. A gente se fala e combina.

Iboru!

Larissa disse...

Eu lembro do meu Tiziu. Eu soltei o bichinho, não me aguentei de tristeza. Meus goldens eram lindos! Um era bem raro, cabeça cinza, minha mãe deixou fugir. Uma pena. Não quero mais passarinhos, já tenho meu Loro Lorival que canta, fala, tagarela de tudo um pouco! kkk